19 de abril de 2010

Normatização do Drywall no Brasil

1) O que são Normas Técnicas

Normas Técnicas são prescrições científicas que consolidam a tecnologia utilizada em determinada área, sendo que as mesmas têm uma função orientadora e purificadora no mercado.

A padronização aprovada pela sociedade técnica é benéfica para a sociedade em geral (meios de produção, consumidores, etc.) e também existe um interesse social (econômico, de qualidade, etc.) em relação ao cumprimento das normas técnicas.

A obrigatoriedade de comprimento das normas técnicas decorre de um dever ético profissional, de um dever contratual e de um dever legal.

Como as normas prescrevem requisitos para que um determinado produto ou sistema seja de boa qualidade, o fornecedor tem a obrigação de cumpri-las.

2) Breve histórico

Em 1998 deu-se início na ABNT uma Comissão de Estudo (CE) com a participação de consumidores (construtoras, instaladores, etc.), neutros (universidades, Institutos, etc.) e fabricantes dos sistemas que elaboraram um conjunto composto por três normas que especificavam os requisitos e os métodos de ensaios das chapas de drywall, sendo que as mesmas foram publicadas em 2001.

Após a aprovação das normas de chapas de drywall, neste mesmo ano de 2001 iniciou-se uma nova CE para elaborar a norma de perfis de aço para drywall a qual foi concluída em 2005.

No inicio de 2008, a norma de perfis foi revisada e ganhou um anexo com toda a metodologia de ensaios para a medição de seus requisitos, sendo a mesma publicada em 2009.

3) Novidades da Normatização no Brasil

Existe uma nova norma já publicada a NBR 15575 que promete revolucionar a construção civil no país, denominada Norma de Desempenho, pois diferentemente das normas tradicionais (prescritivas), a Norma de Desempenho é um conjunto de requisitos e critérios estabelecidos para um produto ou um sistema, independentemente da sua forma ou materiais constituintes.

Esta norma esclarece conceitos importantes, como vida útil, manutenção, garantias, etc., e servirá de balizamento para as exigências dos compradores / consumidores. Além de servir como referência para as questões jurídicas em geral para a determinação da responsabilidade de cada um no elo da cadeia produtiva da construção civil, seja ele o construtor, engenheiro, consultor, projetista, desenhista, fornecedor ou produtor.

Devido a sua grande complexidade apesar da mesma ter sido publicada em 12/05/2008 optou-se por estipular um tempo de carência de dois anos para que toda a cadeia produtiva possa se adequar, passando a mesma a vigorar a partir de 12/05/2010.

Seguindo a este mesmo princípio, esta em votação publica na ABNT as normas de drywall:

“Sistemas construtivos em chapas de drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem”.

Parte 1: Requisitos para sistemas usados como paredes

Parte 2: Requisitos para sistemas usados como forros

Parte 3:
Requisitos para sistemas usados como revestimentos

Estas normas englobam tanto a questão de projeto dos sistemas de drywall como sua execução e desempenho, incluindo seus componentes, dispositivos e acessórios.


Eng. Omair Zorzi

Gerente Técnico

Knauf do Brasil Ltda.

38 comentários:

  1. As divisórias executadas pelo sistema de placas drywall são aprovadas pela "ANVISA" nos projetos de clínicas, em especial "CLÍNICA DE ENDOSCOPIA E COLONOSCOPIA", em que os aparelhos são limpos com certos tipos de ácido? Existe algum tipo de preparo nos montantes metálicos internos para este tipo de edificação? Solicito por favor um técnico para apôio de projeto neste assunto e outros mais, Atenciosamente José Carlos Assef

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelos suas inovações.

    ResponderExcluir
  3. gostaria de saber sobre curso de montagem de drywall, somos da nelson de camargo decorações, novopiso decorações, desde ja agradeço sua atenção.......

    ResponderExcluir
  4. A normatização de utilização de dry wall, ao meu ver deveria receber uma ampla orientação para que empresas de pequeno porte possam ter condições de desfrutar estes avanços. Entendo que uma abrangencia de ensino para formação de tecnicos habilitados tambem seja importante

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de que fossem apresentadas instruções para execução de instalações hidráulicas e sanitárias em paredes dry wall.

    ResponderExcluir
  6. terezinha aparecida santo de abreu13 de julho de 2010 às 15:36

    tenho desde 2003 o produto e estou feliz com o resultado até então. Qualquer novidade me deixe sempre informada, pois estou satisfeita com o produto ate então

    ResponderExcluir
  7. juarez josé de lima13 de julho de 2010 às 15:36

    Com a normatização dos processos construtivos, alinhados aos produtos, teremos um divisor de águas, quer seja na execução, na garantia e na confiança do consumidor final. Parabens a todos os que estão envolvidos na consolidação destas normas.

    ResponderExcluir
  8. João Firmino da Silva13 de julho de 2010 às 15:37

    Olá gostaria de parabenizar Knauf drywall pelo este blog, gostei mas gostaria de encontrar um projeto do tipo casa popular ok.

    ResponderExcluir
  9. Não vejo mais motivo para fazer paredes internas convencional, agora só dry wall. O novo site ficou mais pratico como drywall.

    ResponderExcluir
  10. ola preciso que o represetante entre em contato comigo, preciso de material forros e de chapas de acartonado sou pessoa juridica. Me mandem e-mail; preciso de forro remivivel mineral obrigado

    ResponderExcluir
  11. valdofrides regatieri13 de julho de 2010 às 15:38

    Na construção civil as chapas drywall serve para economia atraves do espaço e tempo.

    ResponderExcluir
  12. A Knauf tem me proporcionado boas surpresas, inúmeras vantagens e descobertas em meus projetos.

    ResponderExcluir
  13. Será muito apropriado esclarecer quais as vantagens e a capacidade do sistema de isolamento do piso flutuante da Knauf sobre o tradicional composto de EVA e lã de rocha sob compensado, utilizado em vários estúdios que tenho executado.

    ResponderExcluir
  14. isto é muito bom,porque irá facilitar ainda mais os trabalhos para que sejam executados atraves deste processo.

    ResponderExcluir
  15. zemira antunes bruno gonçalves13 de julho de 2010 às 15:40

    Parabéns pela inovação e pelo compromisso que a empresa tem com toda a cadeia produtiva da construção civil, o pais precisa muito de empresas como vocês que fazem a diferença.

    ResponderExcluir
  16. Sugestão: Gostaria de encontrar no novo Site Knauf informações tecnicas e processo executivo para construção em série de núcleos habitacionais populares utilizando produtos Knauf.

    ResponderExcluir
  17. venho paranebizalos pelo novo sistema de comunicaçao da knauf direta com todos sim facilita pra nos muito obrigado espero pelas novidades

    ResponderExcluir
  18. A Norma descrita NBR15575, a Knauf disponibiliza para consulta? No caso da construção a seco, a norma trará grandes alterações em ítens específicos de projeto, execução e de manutenção?

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo site www.knauf.com.br. Realmente tem muita informação, tanto para nós que estamos projetando e construindo com drywall, quanto para os clientes, que realmente irão conviver com o produto instalado. Como o consumidor final dificilmente terá acesso às normas, poderia ter logo na página inicial do site um espaço com informações de como fazer a manutenção do drywall. Essas informações também seriam úteis para os manuais do proprietário das construtoras. Mais uma vez parabéns pelo trabalho de vocês e pela atenção que estão dando aos clientes! Eng. Juliana Gomes Construtora Design Maringá-PR

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito do novo portal da Knaulf. Sou visitante assíduo do site da Knaulf desde o dia em que assisti uma palestra sabre o produto na minha escola. Quando entrei para Universidade continuei visitando e pesquisando sobre a empresa, já entrei em contato com o RH´para programas de estágio e também participei de um concurso para estagiários e estou aguardando o próximo. O que mais me chamou atenção no portal é a parte de simulação de ambiente. Parabéns a Knalf, sempre inovando. Futuro engenheiro Marcellus Fortes

    ResponderExcluir
  21. Sugiro que haja no novo site KNAUF uma relação de fornecedores com os contatos por localidade para facilitar a negociação(compra) dos produtos desta conceituada empresa. Abraços a todos e gostaria de ganhar o prêmio com esta valiosa sugestão!

    ResponderExcluir
  22. Gilson Albino Wellner13 de julho de 2010 às 15:42

    Trabalho aqui nos Estados Unidos a 10 anos com drywall e tenho muita esperiencia neste tipo de trabalho.E um material muito usado e de facil manuseio.

    ResponderExcluir
  23. Excelente, com a normatização espero que a utilização dos sistemas Drywall aumentem, pois se trata de um material extremamente versátil, com um custo/benefício muito bom,praticidade na instalação e uma gama enorme de possibilidades de uso.

    ResponderExcluir
  24. Knauf Drywall do Brasil13 de julho de 2010 às 15:43

    Prezado José Carlos Assef - As paredes em drywall são utilizadas largamente em projetos de hospitais, clínicas e até em áreas de exames radiológicos utilizando chapas apropriadas. Quanto o questionamento do contato de ácidos utilizados limpeza de equipamento com a parede, deve-se observar qual o revestimento que foi aplicado, tendo em vista que este formará a barreira de proteção. Em relação à apoio técnico em projetos a Knauf do Brasil disponibiliza auxílio telefônico através do 0800-7049922, ou ainda, em projetos especiais, enviamos arquitetas de especificação a algumas localidades do Brasil. Equipe Técnica

    ResponderExcluir
  25. Knauf Drywall do Brasil13 de julho de 2010 às 15:43

    Prezado João Firmino da Silva - A Knauf do Brasil não executa projetos, contudo auxiliamos em toda especificação de projeto utilizando os sistemas drywall Knauf. Por exemplo, caso você tenha um projeto que pretenda utilizar paredes, tetos e/ou revestimentos em drywall e não está sabendo especificar de forma correta e econômica, te auxiliamos do início ao fim da especificação e quantificação de materiais. Equipe Técnica

    ResponderExcluir
  26. Knauf Drywall do Brasil13 de julho de 2010 às 15:44

    Prezado Robson Barreto - Na página principal do site da Knauf do Brasil, na parte esquerda existe um link "onde encontrar". Ao clicar neste link aparece uma página onde poderão ser encontrados os distribuidores da Knauf do Brasil em todo território nacional, onde podem ser filtrados por estado, cidade ou ainda CEP. Equipe Técnica

    ResponderExcluir
  27. Knauf Drywall do Brasil13 de julho de 2010 às 15:44

    Prezado Robson Barreto - Na página principal do site da Knauf do Brasil, na parte esquerda existe um link "onde encontrar". Ao clicar neste link aparece uma página onde poderão ser encontrados os distribuidores da Knauf do Brasil em todo território nacional, onde podem ser filtrados por estado, cidade ou ainda CEP. Equipe Técnica

    ResponderExcluir
  28. OI GOSTARIA DE SABER SE OS PRODUTOS KNAUF SAO SUSTENTAVEL E TODAS INFORMACOES, POIS ESTOU FAZENDO UMA MONOGRAFIA DE TECNOLOGIAS E MATERIAIS SUSTENTAVEIS E PRECISO SABER TUDO AO RESPEITO. PRECISO SABER SE OS FORROS SAO USADOS PARA MESANINOS, E COMO CALCULO A RESISTENCIA. ELIZABETH LIRA

    ResponderExcluir
  29. Ileomar Rodrigues de Avila13 de julho de 2010 às 15:45

    Gostaria de agradecer a Knauf do Brasil por fazer um trabalho excelente de atendimento técnico, também qualidade do produto e rapidez na entrega. Todos trabalham com muita dedicação deixando o cliente sastifeito, visando qualidade e garantia do serviço final. Sou montador knauf a quase 10 anos em Brasilia e nunca tive nenhum problema com vocês.

    ResponderExcluir
  30. Olá, gostaria de saber como faço para er um representante da Knauf aqui na cidade onde moro. Sou de Ibiuna - SP

    ResponderExcluir
  31. boa noite. sou de lisboa portugal. sou brasileiro. e trabalho aki c drywall a 6 anos.e quero saber se em minas gerais estado q sou oriundo , tem mercado para profssionais como eu,aplicador e emassador? obrigado

    ResponderExcluir
  32. Prezados Senhores! Gostaria de receber algum Nome de Engenheiro da Knauf que possa orientar e verificar uma estrutura de uma residencia de 140m² tipo sobrado, que estamos pretendendo construir no Sistema Steel Framing. Arqtº Zeljko Ungar (11)99132788

    ResponderExcluir
  33. gostaria muito q a knauf tivesse todos materiais q tem na europa como por esemplo a massa p reboco direto sem precisar d massa corrida como fazem o reboco no brasil e tambem as cornie p acabamento das quinas das paredes aqui se chama cantoneira e outros aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  34. eu ja traballhei ja 3 anos na europa em bruxelas beugiqui com todos produto da knauf bem como plamfonagem c golban anduisagen e giplok eu gostaria de conheser a knauf do brasil e desempenhar o trabalho no mato grosso mt aguardo resposta urgenti merci tel=6696137930+6692178345 cidade primavera do leste mt cp78850,000 rua benedito delfino n41 parque eldorado.

    ResponderExcluir
  35. Prezada Elisabeth:

    Gostaria de parabeniza-la pela escolha do tema de sua mamografia, pois a sustentabilidade é o assunto do momento

    Voce devera sempre coniderar a lei dos 3 R, na sequencia, ou seja Reduzir, Reaproveitar e Reciclar e tendo isto em mente os sistemas Drywall Knauf tem enorme vantagens frente aos sistemas convencionais, pois trata-se de sistemas INDUSTRIALIZADOS, onde o desperdicio na obra é quase zero comparando com numeros assustadores de obras que chegam a ultrapassar os 30%

    Quanto aos forros em drywall, os mesmos não devem ser utilizados como mesaninos.

    Atenciosamente

    ResponderExcluir
  36. Knauf Drywall do Brasil14 de setembro de 2010 às 10:39

    Prezado Sr. Milton, agradecemos a visita a nosso site. As abordagens feitas junto aos profissionais da construção civil para esclarecimentos é realizada através de visitas técnicas e cursos "Projetando com drywall" realizado também pela Knauf nas grandes capitais. Atenciosamente, Arqtª Clarice Borring

    ResponderExcluir
  37. Knauf Drywall do Brasil14 de setembro de 2010 às 10:40

    Prezada Sra. Juliana, agradecemos a visita a nosso site. As informações sobre diferentes tipos de manutenção se encontram no "Manual de Instalações" disponível para download em nosso site. Atenciosamente, Arqtª Clarice Borring

    ResponderExcluir
  38. Prezado Jorge Lima da Silva
    No caso da construção a seco, a norma trará grandes alterações em ítens específicos de projeto, execução e de manutenção?
    Jorge infelizmente a NBR nao pode ser disponibilizada no nosso site. Podemos encontrar muito a respeito desta em sites de pesquisa. O drywall e um sistema que esta de acordo com as normas nacionais em vigor, principalmente a NBR15575. Nosso produto possui bons resultados quanto ao desempenho térmico, acústico, resistência e etc. Peco que entre em nosso site e solicite o nosso curso: Projetando com drywall, pois neste curso ensinamos a especificar o drywall conforme a NBR15758, alem de falarmos sobre a nova norma de desempenho.

    ResponderExcluir