Artigos Técnicos

O primeiro artigo técnico desse mês, apresenta dicas preciosas para uma instalação perfeita das chapas Knauf Cleaneo.

Para conferir, basta clicar aqui

Aplicação de revestimentos cerâmicos
Pintura, papel de parede, texturas, tecidos, cerâmicas, epóxi, pastilhas e até porcelanatos. Uma das grandes vantagens dos sistemas de drywall é o vasto número de opções de revestimentos que podem ser feitos em sua superfície. 

A única restrição que os sistemas de drywall faz quanto aos tipos de revestimentos é as tintas a base de cal e silicatos que por uma questão química não devem ser utilizadas no drywall. 
Para ajudar você nessa etapa, preparamos um passo a passo para executar pinturas em drywall, e para este mês, preparamos algumas dicas para a aplicação de revestimento cerâmico em ambientes úmidos, como banheiros, lavanderias, etc. 
Quando se utiliza revestimento mais pesado, como cerâmicos, granitos, mármores e outros, a inércia da parede é aumentada, por isso, alguns cuidados especiais devem ser tomados:

  1. O espaçamento máximo dos montantes deverá ser de 40 cm ou caso seja de 60 cm, utilize chapas duplas.
  2. Utilize no assentamento do revestimento, argamassas colantes do tipo II ou do tipo III ou pasta de resina.
  3. Caso seja utilizado revestimentos mais pesados como peças de mármore ou granito de grandes dimensões com espessuras de 30 mm ou mais, deverá ser previsto “ganchos” para estruturar a ligação entre as peças e a argamassa colante.
  4. Utilize chapas verdes do tipo resistente a umidade (RU).
Se tomar esses cuidados, terá um revestimento bonito e duradouro em seu sistema de drywall. Para saber mais informações e dicas sobre os produtos Knauf, fique de olho em nosso blog.



Procedimentos e recomendações para pinturas sobre os sistemas drywall

Após a instalação de paredes, tetos e revestimentos em drywall, é hora de partir para o acabamento!

Os sistemas de Drywall da Knauf são muito práticos e oferecem uma grande facilidade para a execução de pinturas em geral. Como é ela quem definirá a aparência final do serviço, algumas recomendações devem ser levadas em conta na hora de preparar o drywall para ser pintado. Afinal, uma pintura mal executada pode comprometer todo o trabalho!
Para obter um bom resultado na sua obra não deixe de ler o passo a passo do acabamento para pintura em sistemas de Drywall Knauf que preparamos:

1º passo: Verifique as condições gerais da obra, todas as superfícies devem estar planas e isentas de deformações como buracos, mossas, amassados, etc. Caso haja imperfeições, as mesmas deverão ser eliminadas, calafetando-as cuidadosamente com PERFIX.
2º passo: Verifique se todas as juntas foram devidamente tratadas de acordo com as recomendações dos manuais técnicos da Knauf do Brasil, e se as massas estão totalmente secas e as fitas bem aderidas ao tratamento de juntas e sem bolhas, bem como se todas as cabeças dos parafusos receberam o devido emassamento.
3º passo: A seguir com o auxilio de: um taco de madeira ou uma superfície plana e lixas de grama 120 e 180, inicie o lixamento somente nas áreas emassadas tais como juntas de rebaixo, juntas de topo, juntas de contorno, cabeças dos parafusos, etc. eliminando-se assim todas as rebarbas, ressaltos ou ondulações salientes. Para não causar irregularidades, não utilize os dedos ou a mão sem uma ferramenta apropriada para este procedimento!
4º passo: É importante lembrar que o perfeito lixamento só será obtido com a total secagem e cura da massa o que leva aproximadamente 48 horas. Não deve ser aplicado nenhum acabamento antes da secagem por completo da massa.
5º passo: Aplique uma imprimação com selador ou fundo preparador em toda a superfície do drywall a fim de tornar a mesma homogenia e selar por completo toda a superfície.
6º passo: Após a secagem por completo da imprimação, caso seja necessário, aplique uma fina camada de massa corrida de boa qualidade em toda a superfície do trabalho. Essa massa deve cobrir qualquer ondulação reentrante e ao mesmo tempo igualar a superfície do cartão, das massas e do tratamento de juntas, uniformizando a textura e a cor dos dois elementos e também para corrigir eventuais defeitos. A inspeção deste procedimento poderá ser feita com a utilização de luz de incidência lateral, de preferência um holofote de 500W.
7º passo: Após a secagem completa, lixe a superfície total do trabalho conforme já mencionado anteriormente e aplica-se novamente a imprimação. Este procedimento poderá ser repetido até se obter o perfeito acabamento de toda a superfície.
8º passo: A superfície do trabalho está pronta para receber a pintura que devera ser feita com tinta de boa qualidade em tantas demãos que se fizerem necessárias para o perfeito acabamento. A inspeção deste procedimento deve ser feita com luz de incidência lateral de 500 W antes da entrega dos trabalhos.

Siga cuidadosamente esses passos e mãos à obra! Para saber mais informações sobre os produtos Knauf, fique de olho em nosso blog.



Tratamento de juntas em drywall exige atenção e materiais corretos

O tratamento de juntas em paredes, tetos e revestimentos em drywall é o ponto culminante da qualidade de nossos sistemas. De nada adianta a instalação ser correta quanto à estrutura e à colocação das chapas se o acabamento for defeituoso, pois o sistema como um todo será prejudicado. E pior: isso com certeza causará danos à imagem da tecnologia drywall, prejudicando todos os envolvidos em nosso setor.

Os instaladores devem estar atentos não só ao uso dos materiais corretos, mas igualmente ao procedimento de execução do tratamento de juntas.

Quanto aos materiais, é indispensável o uso de massas específicas como Readyfix-BR, fornecida pronta para uso, e Fastfix-BR, fornecida em pó. É igualmente indispensável o uso de fitas para juntas, que não são produzidas em papel microporoso e microperfurado. Utilizar gesso comum é vedado, pois ao secar em geral sofre trincas. Da mesma forma, o uso de fitas diferentes das recomendadas, como por exemplo, fitas teladas, é totalmente desaconselhado. Segundo a Gerência Técnicas da Knauf, testes realizados pela empresa, em seus laboratórios na Alemanha, indicam que o uso de fitas teladas é aproximadamente igual ao tratamento sem qualquer fita. Ou seja, as fitas teladas têm alta elasticidade, e por isso, praticamente não contribuem para aumentar a resistência do tratamento a trincas.

No que diz respeito aos procedimentos, o tratamento deve ser feito em duas etapas:

• Na primeira, aplica-se a massa ao longo da junta com um espátula de lâmina larga; em seguida, aplica-se a fita de papel para juntas, pressionando-a com a espátula sobre a massa, completa-se a primeira demão com uma fina camada de massa, aplicada da mesma forma que a primeira.
• Espera-se secar completamente a primeira demão antes da aplicação da segunda. Isso demora no mínimo 24horas, se as condições de umidade relativa do ar e ventilação forem favoráveis. Em períodos mais frios e úmidos, a secagem é mais demorada.
• Depois de seca, a junta se retrai ligeiramente, pois perde água. Para corrigir a leve depressão observada ao longo de toda a junta, aplica-se a segunda demão de massa.
• Após a completa secagem da segunda demão, lixa-se toda a superfície da junta, de modo que fique no mesmo nível da chapa. Caso seja necessário, deverá ser aplicada mais uma demão de massa. Para a correção das imperfeições, mas esta demão não deverá se sobrepor à região da junta. Pode-se então aplicar a pintura ou outro acabamento.

Importante: Os instaladores que não têm obedecido às regras acima estão sujeitos a ser obrigados a refazer serviços e até a indenizar clientes, segundo determina o Código de Defesa do Consumidor. A Knauf do Brasil, por intermédio de sua Gerência Técnica, coloca-se à disposição para esclarecer todas as dúvidas sobre este tema. Os contatos podem ser feitos por intermédio do SAK – Serviço de Atendimento Knauf, pelo telefone 0800-704-9922 ou pelo e-mail sak@knauf.com.br




O Som na medida certa

O desempenho de professores e o aproveitamento de alunos são afetados diretamente pelo conforto das salas de aula. Muitos acreditam que essa condição possa ser obtida apenas com condicionamento climático, utilização de mobiliário ergonômico e, eventualmente, pintura das paredes em cores suaves.

Porém, tão ou até mais importante do que esses fatores é a acústica. Ruídos internos e externos, além de dificultar o aprendizado, têm sido apontados em diferentes pesquisas como uma das principais causas de distúrbios e doenças profissionais entre docentes, como problemas vocais e estafa, levando até aposentadorias precoces.


Nos anos recentes, a introdução no mercado brasileiro de paredes e forros de alta tecnologia, como os executados com o sistema drywall e os modulados executados com placas de gesso e fibra mineral, contribuiu para amenizar o desconforto dos ambientes escolares. Três exemplos ilustram esse avanço:


A tradicional Escola Alemã Corcovado, do Rio de Janeiro, investiu em melhorias acústicas em 16 salas de aula do ensino fundamental, que receberam novos forros modulados e removíveis Knauf AMF, que reúnem índices elevados de absorção sonora e alta resistência ao fogo:

Escola Alemã Corcovado


O tratamento deixou as salas mais silenciosas, facilitando o entendimento dos alunos e acalmando-os, e proporcionou aos professores um ambiente de trabalho mais confortável


A escola especializada em computação gráfica Saga, também do Rio de Janeiro, tinha o desafio de montar uma sala de aula em diversos níveis, para que todos os alunos tivessem boa visão dos processos ensinados, e que fosse ao mesmo tempo bem resolvida do ponto de vista acústico. Tirando partido da leveza, da facilidade de execução e do desempenho acústico superior dos sistemas drywall, foram utilizadas paredes com essa tecnologia para as vedações verticais da sala, o que contribuiu para tornar o som mais claro:

Escola Saga


Na área de games, onde a sonoridade é mais intensa, foi utilizado forro com chapas para drywall acústicas Knauf Cleaneo. São chapas com perfurações em toda a sua superfície, que, além de proporcionar estética diferenciada, absorvem parte dos sons emitidos no ambiente, tornando a fala mais inteligível. Essas chapas ainda recebem um tratamento especial que neutraliza odores, tornando o ambiente mais agradável também do ponto de vista olfativo.


Finalmente, o UniRitter - Centro Universitário Ritter dos Reis, do Rio Grande do Sul, adotou em seus laboratórios de informática forros modulados e removíveis Knauf AMF de alto desempenho acústico. Como o tratamento foi executado primeiramente em uma sala, foi possível comparar a sensível diferença entre esse ambiente e outro não tratado e seus reflexos na disposição e no bem estar de alunos e professores:

Centro Universitário Ritter dos Reis


Esses exemplos demonstram que o Brasil está ingressando em uma nova era no que diz respeito à acústica, na qual o consumidor exigirá cada vez mais de engenheiros, arquitetos, designers de interiores, construtores e incorporadores soluções em que os ruídos sejam domados e o som se propague na medida certa.

Eng. Omair Zorzi
Gerente Técnico – Knauf do Brasil Ltda.




Normatização do Drywall no Brasil

1) O que são Normas Técnicas

Normas Técnicas são prescrições científicas que consolidam a tecnologia utilizada em determinada área, sendo que as mesmas têm uma função orientadora e purificadora no mercado.

A padronização aprovada pela sociedade técnica é benéfica para a sociedade em geral (meios de produção, consumidores, etc.) e também existe um interesse social (econômico, de qualidade, etc.) em relação ao cumprimento das normas técnicas.

A obrigatoriedade de comprimento das normas técnicas decorre de um dever ético profissional, de um dever contratual e de um dever legal.

Como as normas prescrevem requisitos para que um determinado produto ou sistema seja de boa qualidade, o fornecedor tem a obrigação de cumpri-las.

2) Breve histórico

Em 1998 deu-se início na ABNT uma Comissão de Estudo (CE) com a participação de consumidores (construtoras, instaladores, etc.), neutros (universidades, Institutos, etc.) e fabricantes dos sistemas que elaboraram um conjunto composto por três normas que especificavam os requisitos e os métodos de ensaios das chapas de drywall, sendo que as mesmas foram publicadas em 2001.

Após a aprovação das normas de chapas de drywall, neste mesmo ano de 2001 iniciou-se uma nova CE para elaborar a norma de perfis de aço para drywall a qual foi concluída em 2005.

No inicio de 2008, a norma de perfis foi revisada e ganhou um anexo com toda a metodologia de ensaios para a medição de seus requisitos, sendo a mesma publicada em 2009.

3) Novidades da Normatização no Brasil

Existe uma nova norma já publicada a NBR 15575 que promete revolucionar a construção civil no país, denominada Norma de Desempenho, pois diferentemente das normas tradicionais (prescritivas), a Norma de Desempenho é um conjunto de requisitos e critérios estabelecidos para um produto ou um sistema, independentemente da sua forma ou materiais constituintes.

Esta norma esclarece conceitos importantes, como vida útil, manutenção, garantias, etc., e servirá de balizamento para as exigências dos compradores / consumidores. Além de servir como referência para as questões jurídicas em geral para a determinação da responsabilidade de cada um no elo da cadeia produtiva da construção civil, seja ele o construtor, engenheiro, consultor, projetista, desenhista, fornecedor ou produtor.

Devido a sua grande complexidade apesar da mesma ter sido publicada em 12/05/2008 optou-se por estipular um tempo de carência de dois anos para que toda a cadeia produtiva possa se adequar, passando a mesma a vigorar a partir de 12/05/2010.

Seguindo a este mesmo princípio, esta em votação publica na ABNT as normas de drywall:

“Sistemas construtivos em chapas de drywall - Projeto e procedimentos executivos para montagem”.

Parte 1: Requisitos para sistemas usados como paredes

Parte 2: Requisitos para sistemas usados como forros

Parte 3: Requisitos para sistemas usados como revestimentos

Estas normas englobam tanto a questão de projeto dos sistemas de drywall como sua execução e desempenho, incluindo seus componentes, dispositivos e acessórios.


Eng. Omair Zorzi

Gerente Técnico

Knauf do Brasil Ltda.

2 comentários:

  1. Caro Omair,

    Parabéns pelo Artigo, e pela iniciativa, pois é realmente necessário que haja essa comunicação realçando a necessidade de aperfeiçoamento técnico por parte dos profissionais de nosso Segmento. Acredito que o exemplo é a melhor forma de educação, e particularmente, vejo esta Newslleter como exemplo de um trabalho sério e focado na divulgação das peculiaridades do Sistema, detalhes Técnicos, amplitude de aplicações e possibilidades infinitas, atrelando sempre, a utilização de materiais e procedimentos previstos em Norma, visando obter o desempenho esperado na satisfação de cada necessidade.

    Parabéns pelo ótimo Trabalho

    ResponderExcluir
  2. parabens pelos detalhes tecnicos um fonte de informação para nós pequenas empres de instalação

    ResponderExcluir