27 de abril de 2011

NBR 15575:2010 - A nova Norma de Desempenho.


 Aprovada em maio de 2008 e válida desde de 12 de dezembro de 2010, a nova Norma Técnica de Desempenho passará a ser exigível a partir de 12 de março de 2012.

A Norma se aplica ao desempenho de edifícios de até cinco pavimentos e é considerada um passo evolutivo pelo qual o setor vinha aguardando. Desempenho acústico, térmico e lumínico são alguns dos pontos abordados no texto das novas exigências.

Debatida em uma reunião promovida pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e a Caixa Econômica Federal, a Norma foi considerada um avanço, porém as entidades que representam os construtores demonstraram preocupação ao afirmarem que após sua entrada em vigor, alguns setores importantes relacionados à construção civil sequer saibam da sua existência, algo que pode ocasionar futuros transtornos.

 Com base nessa preocupação, os representantes presentes, conforme informado no site da PINI e pelo engenheiro Antonio Vaquero y Mayor por mala direta, “entidades do setor, encabeçadas pela CBIC enviarão uma carta à ABNT solicitando a extensão do prazo para a adequação de novos projetos à NBR 15.575 . Se a proposta for aceita, a exigência para que os projetos sejam protocolados conforme a norma até 12 de novembro de 2010 passará a valer a partir do dia 12 de maio de 2011. Vale lembrar que a Norma encontra-se em vigor desde maio de 2010.”

O adiamento foi tido como sensato, pois ainda são mantidas dúvidas sobre parâmetros importantes. É necessária a revisão de alguns parâmetros da norma relativos a coeficientes de atrito e espessura de frestas entre as placas. 

13 de abril de 2011

Virada cultural 2011


 Se você mora em São Paulo ou região e ainda não tem planos para o seu final de semana, fique ligado, pois nos dias 16 e 17 de abril acontece na capital a Virada Cultural 2011.

A Virada consiste em 24 horas interruptas de programação, com mais de mil atrações gratuitas. O carro chefe continua sendo as atrações musicais, que contam com artistas brasileiros consagrados como Rita Lee, Erasmo Carlos. E internacionais como  Armando Manzanero, Skatalites, porém o evento não é movido somente a musica, fica à disposição do publico um grande programa de artes cênicas e visuais, somada a uma concorrida agenda de paradas, desfiles e maratonas.

Fiquem atentos ao palco que apresenta shows de stand-up comedy e ao ringue de luta livre, que conta com atletas mexicanos e brasileiros, inovando a edição de 2011.

Para aqueles mais chegados em musicas antigas porém de qualidade, fica à disposição durante todo o decorrer do evento o show da banda Beatles 4Ever, formada por músicos brasileiros que tocará todos os álbuns dos Beatles, na integra, em seqüência.

Distribuídas em todo o perímetro do evento no centro estão barracas de yakissoba, pastel, tapioca, caldo de cana, salada de frutas e churros, formando uma grande praça de alimentação.

Um ponto importante de lembrar é que o metro funcionará interruptamente durante 24 horas

Aproveitem este presente que não seria possível sem a colaboração das Secretarias de Serviços e de Coordenação das Subprefeituras, Polícia Militar, Guarda e Polícia Civil, entre outros.

Confira a programação no site oficial do evento.

12 de abril de 2011

Aprenda a utilizar nossa ferramenta de Cálculo de Conforto Acústico


O calculador de Conforto Acústico Knauf é uma poderosa ferramenta para arquitetos, engenheiros e profissionais especializados em acústica para simulação de ambientes utilizando materiais de absorção sonora Knauf do Brasil e verificando resultados de maneira imediata.
Assim que o programa é iniciado, aparece como padrão um exemplo de uma sala de aula. A forma de entrada de dados é baseada nas medidas, formas e materiais do projeto de arquitetura. Cabe atenção especial ao preenchimento dos materiais de absorção sonora. O programa fornece opção da entrada de até três materiais absorvedores ao mesmo tempo.
Ao escolher o material absorvedor aparecerá logo à esquerda o gráfico de absorção sonora, foto do material e de uma aplicação. Após o preenchimento dos dados do projeto aparecerá ao lado esquerdo da tela um gráfico com curvas de absorção sonora. Abaixo do gráfico poderá ser verificado se os requisitos da Norma DIN 18041 foram cumpridos ou não.
Caso não tenham sido cumpridas as exigências da norma, os dados poderão ser modificados, assim como os materiais absorvedores. Desta forma, a cada modificação de parâmetro ou material absorvedor, a ferramenta recalcula e informa se as exigências estão cumpridas ou não.
Assim que as exigências forem atendidas, o profissional poderá enviar relatório para seu cliente diretamente da ferramenta ou ainda imprimir arquivo Adobe Reader (PDF). A ferramenta é disponibilizada no site da Knauf do Brasil (www.knauf.com.br) e funciona online, sem necessidade de instalação de nenhum software específico. Os resultados apresentados são apenas informativos. 

6 de abril de 2011

Veneza mais perto de você



Você que é ligado em tudo que acontece no mundo da arquitetura, já deve ter ido ou tem vontade de ir à Veneza. O que acontece é que muitas pessoas não tem tempo ou condições de conhecer está cidade considerada um “Patrimônio da Humanidade” pela UNESCO.



Pois bem, a cidade de Veneza anunciou o lançamento de um site que permite um tour virtual pela cidade e aos arredores de alguns museus. O site inclui também visitas a áreas mais remotas e menos conhecidas.

Para aproveitar a estadia em um lugar como este, é comum as pessoas prepararem um roteiro turístico antes de embarcarem, e nesse ponto o criador do site foi visionário, facilitando assim que os turistas saibam os melhores lugares para se visitar quando estiverem na cidade.

A tour funciona com varias imagens tiradas em 360º fazendo assim que as pessoas se sintam realmente dentro dos canais de Veneza.

Confira está novidade que a Knauf traz para você acessando o site.

www.veniceconnected.com

Drywall x Iluminação.


 O Drywall vem cada vez mais se destacando no mercado. Um método rápido, prático e que proporciona ótimos resultados.



Vendo essa tendência, alguns arquitetos e designers começaram a utilizá-lo para otimizar a iluminação. O gesso é um elemento funcional dentro dos projetos, tornando o independente das luminárias, fazendo com que o profissional possa utilizar sua criatividade de infinitas formas.

O material torna o teto mais limpo, diferente da utilização das luminárias convencionais. O gesso pode ser explorado de diversas formas, servindo para luminárias embutidas, rasgos e sancas invertidas, como meio de luz pode-se utilizar fluorescentes tubulares, mangueiras luminosas ou fitas de LED.

 “Nós poderíamos fazer de cimento, mais seria inviável o custo e o tempo, o drywall veio para ajudar os arquitetos e designers” afirma a designer de interiores Tânia Ogata.

A montagem dos sistemas drywall são simples rápidas e facilitam na passagem da fiação. Aprimore sua obra, de um toque especial em seu projeto, fique ligado nas novidades que a Knauf traz para você.