27 de abril de 2011

NBR 15575:2010 - A nova Norma de Desempenho.


 Aprovada em maio de 2008 e válida desde de 12 de dezembro de 2010, a nova Norma Técnica de Desempenho passará a ser exigível a partir de 12 de março de 2012.

A Norma se aplica ao desempenho de edifícios de até cinco pavimentos e é considerada um passo evolutivo pelo qual o setor vinha aguardando. Desempenho acústico, térmico e lumínico são alguns dos pontos abordados no texto das novas exigências.

Debatida em uma reunião promovida pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e a Caixa Econômica Federal, a Norma foi considerada um avanço, porém as entidades que representam os construtores demonstraram preocupação ao afirmarem que após sua entrada em vigor, alguns setores importantes relacionados à construção civil sequer saibam da sua existência, algo que pode ocasionar futuros transtornos.

 Com base nessa preocupação, os representantes presentes, conforme informado no site da PINI e pelo engenheiro Antonio Vaquero y Mayor por mala direta, “entidades do setor, encabeçadas pela CBIC enviarão uma carta à ABNT solicitando a extensão do prazo para a adequação de novos projetos à NBR 15.575 . Se a proposta for aceita, a exigência para que os projetos sejam protocolados conforme a norma até 12 de novembro de 2010 passará a valer a partir do dia 12 de maio de 2011. Vale lembrar que a Norma encontra-se em vigor desde maio de 2010.”

O adiamento foi tido como sensato, pois ainda são mantidas dúvidas sobre parâmetros importantes. É necessária a revisão de alguns parâmetros da norma relativos a coeficientes de atrito e espessura de frestas entre as placas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário